segunda-feira, 29 de agosto de 2011

solidariedade


 Por norma, este termo emprega-se para denominar uma acção generosa ou bem-intencionada ou seja, que unem os destinos de duas ou mais pessoas. Portanto, ser solidário não é só prestar ajuda, uma vez que também implica um compromisso com aquele a quem se oferece a sua solidariedade.
A verdadeira solidariedade consiste em ajudar alguém sem receber nada em troca. Ser solidário é, na sua essência, ser desinteressado (no sentido em que não se tem segundas intenções). A solidariedade só se move pela convicção de justiça e igualdade.
Se pessoas com quem temos ligações passam por alguma necessidade e, dispondo-nos a ajuda-las, estamos a ser solidários, também. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Educação

Educação engloba os processos de ensinar e aprender
.
"Segundo reza a história "qualquer sociedade é responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem.

Na declaração dos direitos da criança diz o principio 7º
"Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!"

Mas a Educação não se faz só na escola. começa em casa.
Deve-se ensinar a Respeitar, a Não Destruir, a Não Mentir, a Não Roubar, a Serem Responsáveis, Esforçados, Solidários, a Terem Valores, a Não Serem Violentos e a não se de deixarem manipular.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

saudade

SAUDADE  não se pode perceber nem definir, mas apenas viver.

Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.
São tantos os que já procuraram definir a saudade como tantas são as hipóteses que colocaram para descrevê-la, mas a melhor maneira de compreendê-la é ir a Portugal, misturar-se com os portugueses e mergulhar na cultura lusitana.

Saudade é uma das palavras mais presentes na música e  poesia  de amor da língua portuguesa, só é conhecida em galego e português,

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ciume

Entre o ciúme e a desconfiança está uma linha muito fina que nem sempre se consegue ver.
O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva.Quando o ciúme está relacionado com a desconfiança no outro, e/ou em si próprio, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.
Sentimos ciúme daquilo que não temos e gostariamos de ter.
Aquilo que temos e e mão nos inspira segurança, é desconfiança.